Amplificador 10W+10W com ECC83 e EL34 (Pt. 3)

Hoje aproveitei o tempo chuvoso (E mesmo que não estivesse mau tempo, também não tinha ideias de andar a passear na rua!) e decidi pegar no material que me chegou há dias, e dar continuidade a este projecto. Já tinha testado em tempos a PCB para verificar se a alta tensão das válvulas estava conforme assim como as tensões de filamento. Feito isto, foi necessário soldar terminais nos fios de saída/entrada dos transformadores (E provavelmente irei modificar os terminais de entrada de alta tensão/filamentos…) assim como o cabo de entrada de áudio. As fotografias seguintes mostram as várias etapas, assim como as EL34 prontas a serem colocadas:

Sinal de entrada gerado com ajuda de um software para IOS chamado f generator. Apesar de ser a versão grátis, permite pelo menos gerar um sinal de frequência fixa e ajustar o nível de saída.Sinal de entrada 1V, saída cerca de 8V (7.8V):

Resistência de carga onde efectuei medidas e pormenor de uma EL34:

Utilizando a fórmula de cálculo da potência:

P= U²/R, logo P=7.8²/8, P=7,6W

Este artigo é vendido como sendo um amplificador de 10W + 10W em SE¹. No entanto, segundo consulta efectuada em alguns sites a EL34 só deveria dar no máximo 5W em SE¹, por isso estou a ganhar 🙂

¹SE: Single Ended: Utiliza apenas uma válvula tríodo para produzir amplificação.

73’s

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *