Mais uma ideia…

Ou parte 2 de uma ideia antiga. Neste artigo, que já tem mais de um ano, surgiu a ideia de usar uma caixa de resistências com diversos valores, para poder testar baluns e eventualmente para servir de carga para testar sintonizadores de antena. Pois bem, decidi pegar no circuito e elaborar um novo esboço no DipTrace, cuja imagem mostro em seguida:

Entretanto fiz um pequeno upgrade do circuito original e decidi incluir mais 3 valores, neste caso 2.5:1 (125Ω), 12:1 (600Ω) e 49:1 (endfed, 2450Ω). A seguir apresento a tabela com os valores da série E12 e E24 necessários para que os valores sejam os correctos:

Obviamente que este circuito pode ser adaptado consoante as necessidades, e se não forem necessárias todos os valores, podem ser apenas utilizados os que se pretendem sem prejuízo do circuito. Para quem quiser utilizar este circuito para testar um sintonizador de antena, recomendo utilizar potências baixas (≤5W) e resistências de 5W ou combinações em paralelo para maior dissipação. Se possível não utilizar relações superiores a 16:1 (800Ω) sob pena de alguns sintonizadores de antena não conseguirem efectuar a sintonia e haver risco de estragar o rádio/sintonizador de antena. (O meu LDG sintoniza entre 6Ω a 1K, como tal baseio-me nele) Tenho em mente outro projecto de carga variável, baseado num equipamento comercial, mas isso ficará para uma próxima.

73’s

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *