Selector de entradas com Arduino (Pt. 2)

Após ter “refinado” um pouco mais o código base, actualmente este selector, além de seleccionar 1 entre 8 entradas audio (Pode ser adaptado para mais ou menos, consoante a necessidade!), permite ter além da saída de linha para ligar a um amplificador, 3 saídas de gravação, que podem ser seleccionadas independentemente da saída de linha, por exemplo, para gravar uma cassete enquanto se escuta um CD… O código continua simples, e ainda em aberto para ser modificado/adaptado para outras funções. Já desenhei um esquema que me serviu de base para desenhar a PCB de controlo, e que consegui “compactar” para ficar atrás do display LCD, as placas de relés de entrada/saída, ainda estou a ver se irei efectuar o desenho por módulos, para ser fácil expandir ou adaptar o numero de entradas à necessidade, ou se ficará um módulo único, que incluirá também as opções de saída de gravação.

O esquema, apesar de confuso, é simples de interpretar, as saídas em BCD comandam respectivamente um CD4051, que é um MUX/DEMUX(¹) 8-1 e um CD4052, que é um duplo MUX/DEMUX(¹) duplo 4-1. Em seguida as saídas são ligadas a dois buffer ULN2003, para poderem atracar os relés respectivos. Deixo um esboço do esquema e uma vista 3D da placa de controlo. (Esquema final só daqui a uns dias, quando tiver tudo testado, até lá, posso-me lembrar de incluir novas funções!)

(¹) Multiplexer/Demultiplexer – Multiplexador/desmultiplexador, permite oito (quatro no caso do 4052) entradas e uma (duas no caso do 4052) saída(s), ou uma (duas) saída(s) e oito (quatro) entradas.

As always, thanks for watching!

73’s

1 Comment

Add a Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *