Selector de entradas com Arduino (Pt. 1)

Em primeiro lugar, peço desculpa pela minha ausência e sobretudo ausência de conteúdos, mas verdade seja dita, não tive muito tempo, nem paciência para novos projectos, e tendo em conta a situção que se vive actualmente no país e não só, muito do material que tinha encomendado simplesmente ficou esquecido pelo caminho e nunca chegou…

Como estou a contar que algumas das coisas ainda cheguem, e tendo em conta que actualmente tenho um pouco mais de tempo, decidi aventurar-me com um leitor multimédia baseado em Raspberry e ainda com um selector de entradas audio baseado em Arduino. E neste caso a pergunta da praxe: Mas isso não podia ser feito com comutadores rotativos? E eu respondo, poder podia, mas não era a mesma coisa… e como tenho por casa alguns arduinos pelas gavetas… porque não tentar fazer algo? Curiosamente, as pesquisas por selectores de audio com Arduino e display LCD, pouco ou nada deram resultado, fiz a mesma pesquisa por comutadores de antenas e os resultados apareceram, sendo que aqui quase que era difícil escolher um! E após ter descoberto este, (Obrigado ao autor!) decidi testar, além de ter corrigido algumas coisas no código para poder funcionar com um Arduino Nano, também acrescentei outras funções. E reduzi o tamanho, o original estava feito num Arduino Mega, o que na minha opinião, tendo em conta que se usam poucas saídas, visto que os 8 relés são comandados apenas por 3 saídas, que “atacam” um conversor BCD para Octal, era desperdício. E o resultado está no breve vídeo que fiz e que deixo em baixo. Não sem antes mostrar a confusão de fios! Na parte 2, colocarei o esquema e caso hajam alterações no ficheiro, também elas serão aqui comentadas!

E o video prometido: (Sem esquecer o ficheiro .ino!)

73’s

2 Comments

Add a Comment
  1. Nice work. You are correct the Mega is a bit much. The main reason it was used in the RCs-10 switch is I wanted to get it off the shelf and in a project. In the future I plan on adding to the project to use up some of the extra pins. I have been using more Nanos and D1mini pro lately since they are so small and more afordable.

  2. Parece bastante funcional e feito com material actual. Muitos não saberão talvez o que são cmos serie 4053 4052 que na altura usavam mais fios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *