Temporizador duplo para amplificador a válvulas (Pt.3)

E uma vez mais… o temporizador! Após ter recepcionado as placas e posteriormente os relés, decidi testar o conjunto a ver se trabalhava, no entanto tive alguns contratempos:

  1. Os transistores BC549 que usei simplesmente não conseguiam fazer actuar os relés, não os testei mas provavelmente não tinham ganho, foram substituídos por 2N3904 e trabalhou sem problemas
  2. Devido a um erro no esquema (Mea Culpa!) ao exportar para PCB e mandar fazer… esse erro continuou, sendo que só o vi mais tarde, efectuando uma ponte entre dois pontos ficará a trabalhar como deve ser
  3. Utilização de um 78L05 em vez de um 7805 (Não tinha em stock): Apesar deste pequeno IC debitar apenas 100mA de corrente, tal é suficiente para fazer atracar os relés, sendo que será mantido numa próxima versão.

Fora isto, e após testes efectuados, tudo se comportou como devia. No entanto, uma vez que tinha tempo, decidi rever o esquema e redesenhar a placa, neste caso a versão 1.1, que curiosamente, após cerca de três semanas em espera, chegou finalmente. Em relação à versão 1.0, o que traz de novo essencialmente:

  1. Design mais reduzido
  2. Inclusão de R7, para descarregar o condensador electrólitico principal
  3. Utilização de ponte rectificadora ao invés de 4 díodos
  4. Utilização de SMD em cerca de 50% do circuito, onde não é necessária grande dissipação de potência.
  5. A tensão dos filamentos sai directamente da placa após passar pelo relé, assim como a alta tensão de placa, não sendo necessário efectuar “cortes” na cablagem de entrada/saída

Dito isto, aqui vos deixo algumas imagens do circuito, em breve, uma vez que disponho de algum (salvo seja!) tempo, conto finalmente concluir o amplificador com a inclusão desta placa e na merecida caixa. Como se pode ver, a nova placa, mais pequena que a versão 1.0; a placa com os componentes montados e o “coração” do circuito, o µC Attiny85:

E ainda a placa a trabalhar, sendo visível o led indicador de estado:

E como não há duas sem três, o próximo amplificador (quem sabe baseado em 6J1 + FU32/832A) está na lista de projectos. Como as placas da versão 1.0 tem um pequeno bug, como referi, em breve estará á venda o µC programado para quem quiser efectuar esta montagem, sendo que a PCB será oferta a quem adquirir o µC (Limitado obviamente ao número de placas que estejam disponíveis e por ordem de chegada!). As restantes PCB (V1.1) e/ou µC estarão disponíveis também para venda. E como o texto já vai longo e está na hora de ir dormir, até à próxima.

73’s

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *