Frente a frente…

Recentemente tive oportunidade de ter em casa um capacímetro comercial, neste caso um TES 1500. E nada como aproveitar este capacímetro para fazer um, ou vários, frente a frente, neste caso com um multi testador MK-328, um multi testador GM-328 e um capacímetro LC200A, e verificar a precisão/diferença entre um modelo comercial e mais dispendioso, e aparelhos que se compram no eBay, e que custam cerca de 20/30€. Será que estes modelos mais baratos são menos precisos em relação a um aparelho comercial com precisão de 0.5%? As medidas foram efectuadas tendo por base alguns condensadores de vários valores, comparando o valor do condensador com a leitura em todos os medidores. Como a capacitância mínima que o MK-328 e o GM-328 medem são 25pF, efectuei as medidas iniciando nos 100pF, e usando a seguinte ordem: 100pF, 1nF, 10nF, 100nF, 1uF, 10uF, 100uF, 470uF e 1mF. As medidas obtidas em relação ao valor marcado do componente e medidas em todos os aparelhos foram as seguintes:

Como se pode verificar, medi os vários condensadores no TES 1500 e usei esse valor como referencia, a partir daí tomei nota dos vários valores obtidos nos diversos aparelhos, para ver o erro em relação ao “padrão”, chamemos-lhe assim. E como se vê, exceptuando uma medida em que a tolerância chegou quase aos 9% e outra que chegou aos 3%, todas as outras medidas tem muito pouco erro. Se somarmos as percentagens de erro, temos o LC200A como o aparelho com mais erro, atingindo 6%, seguido pelo MK-328 com 2% e por fim o mais fiável, o GM-328 com apenas 0,01% (Convém não esquecer que isto é apenas um comparativo feito com alguns valores, e temos de contar, apesar destes valores que há aparelhos com mais erro nas gamas mais baixas, e outros com maior erro nas gamas mais altas.)

A minha opinião:

Se tivesse de adquirir um aparelho destes para medir condensadores, provavelmente e sendo que o GM-328 tem mais funções além da medida de capacidade, a minha escolha recairia sobre ele. No entanto como nem esse nem o MK-328, ao contrario do LC200A, medem abaixo de 25pF. Tal factor pode ser problemático, no entanto não é difícil de resolver, usando um condensador de maior valor de capacidade conhecida em paralelo. Se não necessitarmos de testar outros componentes, sem dúvida o LC200A, pois também mede bobinas e tem um alcance até 100mF (100.000uF) e 100H respectivamente. Tentarei fazer uma review do LC200A em breve.

73’s

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *