Testador de componentes MK-328 (LCR-T4) – Review

E para começar este blog, nada melhor que começar com uma pequena review. Após ter adquirido um equipamento destes para um colega de trabalho (Neste caso um LCR-T4, porém o software é idêntico, mudando apenas o aspecto exterior) decidi testá-lo para ver como se portava. Este medidor, que se arranja no eBay, por cerca de 10-25€ (dependendo se traz a caixa ou não, e o tipo de caixa…), substitui um ohmimetro, um capacímetro, um medidor de inductâncias e um medidor de transistores. De facto, serve para medir literalmente tudo, desde resistências, condensadores e bobines, a transistores de junção, fet, triacs, etc. (sendo um auxiliar na bancada, especialmente quando temos projectos para montar e a nossa vista já não vê o código de cores das resistências por exemplo…)

Algumas das principais características: (Retiradas dos vários anúncios do produto.)

Display: 128*64 LCD Retro-iluminado
Alimentação: 9V
Consumo: cerca de 20mA
Tamanho ecrã: 5 * 2.7cm
Tamanho: 15 * 8 * 3.5cm
Peso: 188g
Medição de resistências: 0.1Ω – 50MΩ
Medição de capacidades: 25pF – 100mF
Medição de inductâncias: 0.01mH – 20H
Teste de LED, transistor bipolar, fet, diodos, etc

Prós:

  • Como referido, substitui alguns aparelhos de bancada e ocupa menos espaço que alguns desses aparelhos.
  • Económico, pois temos um aparelho que é extremamente barato e faz as mesmas funções de aparelhos muito mais caros.
  • Para a maioria das medidas o valor lido é bastante preciso.
  • Este modelo traz dois conjuntos de teste: suporte ZIF para uso geral e pontas de teste que permitem testar componentes como transistores de potência ou condensadores de maiores dimensões cujos pinos não encaixem no suporte ZIF

Contras:

  • Como a capacitância mínima que o aparelho lê são 25pf, para algumas aplicações em que se necessitem de medir valores mais baixos, teremos sempre de usar um condensador em paralelo cujo valor saibamos antes para poder tirar a diferença.
  • No caso de bobines de valor inferior ao da escala, o aparelho lê a resistência da mesma e apresenta esse valor, teste feito com uma bobine de valor inferior ao mínimo e o valor obtido foi perto de 4Ω
  • Ao contrário de um multímetro que também inclua medição de capacidade/inductâncias, este aparelho não pode ser usado para medidas de tensão/corrente. (Fazer isto danificará o aparelho!)

A minha opinião:

Este aparelho é o companheiro de bancada ideal para quem monta kits de electrónica e já não se lembra do código de cores de alguns componentes (ou caso não traga instruções e tenha os valores gravados na placa…), pois basta colocar o componente no testador e numa questão de minutos é possível fazer uma separação dos diversos componentes por valor. Ou para quem faz montagens de audio e precisa de separar transistores por ganho, e além disso também informa sobre a disposição dos pinos. Ou simplesmente porque tem na sua bancada uma gaveta cheia de resistências e não tem paciência para ver códigos de cores 🙂 Resumindo, pelo preço que custa, sendo que a versão mais baixa se arranja por cerca de 10€, como referi (Sem caixa) vale a pena ter na bancada.

(Fotografia retirada do eBay, neste caso do anunciante a quem adquiri o aparelho.)

73’s

1 Comment

Add a Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *